quarta-feira, 15 de julho de 2009

Demorou, mas entendi

Transcrevo episódio recente da vida de um trio que achava que era dupla, e era mesmo.

Para ela: era mais fácil dizer o que você sentia, que realmente queria isso para sua vida agora. Eu entenderia. Não armaria nem julgamentos tampouco execuções, apenas voltaria para minha caixa e esperaria a poeira assentar.
Pela maneira mais cruel entendi meu papel. Vim para provocar o tremor que derrubaria tudo da estante, assim o que era frágil demais se quebraria e seria descartado. O que era novo seria colocado em lugar de destaque por empolgação e o que já existia ficaria ainda mais forte. Em paralelo, o novo e o forte poderiam caminhar juntos por um tempo até que o novo ficasse velho
ou fosse quebrado num escorregão, nesse caso escorregão de terceiros que podem ter agido em comum acordo, em forma de protesto ou por questãos ainda mais sombrias, as quais jamais saberei.
Entendi também:
- o porquê de sua oposição;
- porque quando está longe as coisas são diferentes;
- seu silêncio;
- sua mágoa e decepção;
- suas atitudes ou a falta delas;
- sua distância de mim e proximidade do outro lado;
- porque, no meio do caminho, passou a me orientar a ir embora;
- que não era só vingança;
- que você tem suas razões e que não tenho o direito de questioná-las;
- sua mensagem;
- porque apesar de tudo não consegui me afastar de você;
- que eu tenho que ir embora.

Para ele: você podia ter sinalizado a confusão verdadeira, o sentimento que de fato estava te atordoando. Eu não entenderia de pronto, confesso, mas começaria a deixar de te amar no exato instante que ouvisse a verdade da sua boca e a visse saindo dos seus olhos.
Por que me levou tão longe? Por que deixou que eu fosse tão longe? Só o início não era suficiente para te dar forças pra voar sozinho para onde já estava indo? Não carecia ter dito e feito tanto se o plano não era pra mim.
Não quero pensar que você seja o exato oposto do que mostrou, mas é exatamente isso que não sai da minha cabeça agora. Uma receita-bomba que vai do pensar demais ao soluço incontrolável. De novo um monte de morros pra passar, sobe e desce frenético e tudo a volta parece tão claro, tão grande, tão assustador. O silêncio ao mesmo tempo que prova um monte de coisas me traz desassossego, frio. Por última vez seja direto, fale tudo que não quero ouvir em alto e bom som. Faça tudo que mais detesto, prove com imagens e sons tudo que mais temo. Não diga mais que me ama, apenas garanta que sairá de mim. E prometa que será rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário